Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ano da Fé: um percurso para a Nova Evangelização


Cidade do Vaticano (RV)
          Foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé, o Ano da Fé convocado por Bento XVI a ser celebrado no período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013. O Ano da Fé, através de um calendário repleto de grandes eventos, tem a finalidade de favorecer a fé de tantos fiéis que na fadiga cotidiana não cessam de confiar a sua existência ao Senhor – disse o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.
           "Somente crendo a fé cresce e se reforça" (Porta fidei, 7). À luz das reflexões contidas na Carta Apostólica Porta fidei, Bento XVI convocou um Ano da Fé que terá início em concomitância com o 50º aniversário do Concílio Vaticano II (1962). O objetivo príncipe do Ano da Fé é favorecer a fé de tantos fiéis que na fadiga cotidiana não cessam de confiar com convicção e coragem a sua existência ao Senhor Jesus – explicou o Arcebispo Fisichella.
"O último Ano da Fé foi celebrado em 1968. Para agora foi pensado se poder fazer um momento, justamente, de reflexão, sobretudo, num contexto de crise generalizada. Não escondemos que existe uma crise de fé."
          No atual contexto caracterizado por um secularismo que impele a "viver no mundo como se Deus não existisse" – frisou Dom Fisichella –, o Ano da Fé se propõe como um percurso que a comunidade cristã oferece a tantas pessoas que vivem com saudade de Deus e o desejo de encontrá-lo novamente. Os objetivos indicados pelo Papa para o Ano da Fé – contidos na Carta Apostólica Porta fidei – são repercorridos com um programa que envolve a vida ordinária de todo fiel e a pastoral ordinária voltados a dar vida à nova evangelização.
          Para isso, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou o formulário de uma santa missa especial "Pela Nova Evangelização". Todos os movimentos, antigos e novos, terão na vigília de Pentecostes um papel fundamental na transmissão da fé e na renovação do espírito missionário.
           "O Ano da Fé é um ano que impele os movimentos a reencontrar na nova evangelização um elemento de participação comum em favor do crescimento da Igreja."
          O primeiro evento do Ano da Fé terá lugar no domingo, 21 de outubro próximo, com a canonização de seis mártires e confessores da fé. Teremos, em seguida, muitas iniciativas voltadas para os jovens, em vista da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, e voltadas também para os leigos em geral mediante a experiência das Confrarias e da piedade popular, precisou o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

          Ademais, o Ano da Fé terá um logotipo e hino próprios, caracterizando assim os eventos oficiais. Para informar-se sobre todos os eventos afins foi criada uma página na Internet em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e polonês no endereço http://www.annusfidei.va/. (RL)
           Fonte: Site da Rádio Vaticano 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Campanha do Agasalho 2012.
Jovens da paróquia Santa Rita de Vitória-ES.
Sucesso, obrigado a todos que fizeram essa boa ação.
Nas ruas da praia do Canto. Esperando cair dos prédios os agasalhos etc...
SOLIDARIEDADE CRISTÃ, a gente vê pro aqui.
J.O.V.E.N.S. Todo domingo, 10:15 da manhã.

sábado, 9 de junho de 2012

Vale a pena divulgar... Jovens evangelizando jovens. Olhos fixos em Jesus.
DEUS abençoe nossos irmãos da Espanha.
Veja:

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eventos da JMJ Rio 2013

Base Aérea de Santa Cruz e Copacabana abrigarão eventos centrais da JMJ Rio 2013
Cidade do Vaticano (RV) – A Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e a praia de Copacabana, na Zona Sul, serão palco dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
          Em Copacabana serão realizadas a abertura da JMJ Rio 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra. “A programação do Papa só será decidida no final do ano. O Papa costuma participar de todas as estações da Via-Sacra, mas isso só poderemos afirmar no final do ano”, ponderou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
          Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerão o encerramento da JMJ Rio 2013, com a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio.
Dois lugares marcantes, de acordo com Dom Orani: “a Base Aérea tem o nome da Terra de Santa Cruz, nome que o Brasil levou desde o início. Lá também está uma cruz antiga trazida pelos jesuítas que marca o trabalho de evangelização do Rio de Janeiro. Já Copacabana leva esse nome por causa de Nossa Senhora de Copacabana. Então, teremos Maria ao pé da Cruz – recordando bem todo o mistério de salvação”.
Fonte: Site da Rádio Vaticano