Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

sábado, 28 de agosto de 2010

Jovens, estamos indo ao seu encontro.

A juventude parece quebrar e mutilar-se em todas as coisas e propósitos. O jovem está só e cada vez mais se afastando de Deus, esquecendo sua origem divina e sua criação. Este vazio dói, porque esquecendo Deus, a solidão cresce. Tanta distração ociosa, tanta preocupação sem meta, tanta ostentação de aparências...
Jovens a Igreja é sua casa, é a casa de Deus.
Esperamos sua volta para casa-igreja, mas nós também vamos ao seu encontro.
Escuto de muito jovens que viver a juventude dentro da Igreja é impossível, pois alegam que é tempo de curtir a vida, é hora de buscar a diversão longe de casa e da Igreja. O fato é que longe podemos fazer o que quisermos.
Felicidade por acaso é acordar no dia seguinte sentindo um gosto amargo de uma “felicidade momentânea e sem lembrança”; a tão conhecida “ressaca moral”. Pois bem, jovens embriagados e drogados se fartam de loucas aventuras. Essa é a triste realidade de muitos de nossos jovens.
Mas eu os pergunto, o que é viver e curtir a vida? Um jovem não consegue ser jovem na Igreja?
Sou jovem, sou padre e sou feliz. Digo e respondo que é possível ser autenticamente um jovem e ser Igreja. Busco estar onde estão os jovens, mostrando que podemos estar no mundo sem ser mundanos. Esta aproximação deve basear-se na escuta. Dialogar para compreender.
Jesus se inseriu no mundo para levá-lo a Deus, e construir no mundo o “Povo de Deus”. Jovens vocês são chamados a evangelizar os jovens. Ajude-nos, ouse ser um jovem cristão católico comprometido com nossa Igreja.
Olhando para a realidade atual, em um mundo marcado pelo consumismo e pelo descartável, vejo que tudo passa a ser excluído, inclusive Deus. O homem, o jovem, é um mistério para si mesmo – um verdadeiro iceberg.
Jovens me ajudem a levá-los ao encontro com Deus, vamos juntos buscar a santidade, que se faz através da oração e da fé. Ser amigo, acompanhar sem impor e obrigar suas idéias para buscarmos a experiência pessoal com Jesus. E assim, teremos uma juventude santa que se prostra na presença do Santo dos Santos, o Nosso Senhor.
Sejamos jovens sadios e santos. Juventude e Igreja são o caminho, é a ponte para a alegria. Por isso, se alegrem jovens, use toda a adrenalina que possuem em sua vida, que ao invés de serem desperdiçadas podem ser aproveitadas dentro da Igreja.
Vamos buscar o rosto jovem, e assim, a Igreja está aqui para conquistar e não impor, orientando-os a presença do Altíssimo.
Vamos dar nossas mãos, ser jovens, ser Igreja, ser alegres e felizes.
Jovens se compreenderes como Jesus os ama, teria a capacidade para transformar o mundo.
Conte com a força do Espírito Santo que age em vocês e por vocês.
Frei Didier.

2 comentários:

  1. "Um jovem não consegue ser jovem na Igreja? "

    De todo texto lido, essa frase me tocou muito!!!
    Porque eu penso da mesma forma que o senhor, eu penso: " gente o que passa na cabeça desse povo (jovens)que estão se vestindo de "preto" e se acham felizes?"

    EU não entendo sinceramente!!!
    Mas frei seu texto é 10!!!!
    E eu tbm sou jovem e sou Feliz na nossa casa-igreja.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. De repente,diante de tantas coisas boas que existe na vida de um jovem,poderíamos dizer que sua vida é um conto de fadas,um paraíso particular,um céu límpido,não é? Na verdade,na vida de um jovem há também ervas amargas nuvens negras,ventanias que parece não afundar a barquinha de suas conquistas.Portanto,a partir do texto:"Jovens, estamos indo ao seu encontro" é necessário despertarmos nossa sensibilidade para vivermos uma experiência nova e de muitas novidades,pois o Chamado de Deus é algo irresistível e devemos estar atentos para escutá-lo.Por este motivo,com pouco tempo que estou na Igreja,percebo a grandeza do que é viver e ser jovem na fé,através da convivência,aprendemos a conhecer melhor as pessoas,suas limitações,diferenças e valores e com isso aprender a nos conhecer melhor.
    A minha mais profunda gratidão a você Frei.
    Um Abraço fraternal...

    ResponderExcluir