

Nossa mente gira em torno de um grande círculo de preocupações que parecem não ter fim, pois uma coisa acarreta a outra. Não queremos pensar no futuro, queremos ser amados, mas tememos amar. E assim vamos vinculando nossa felicidade, pelas qualidades de nossas relações com os outros, com os laços de amor estabelecidos por nós. O nosso iceberg nos diz que o amor é um sentimento natural e universal, existente independentemente de nossas vontades e escolhas. Amar é doar-se, é abolir a diferença entre o teu e o meu, é aceitar com simplicidade como o outro é. O amor é a mais bela canção, o mais belo poema que podemos escutar. A canção é a voz de Deus em nosso interior, o poema é o Verbo de Deus - Jesus Cristo. Como os discípulos, devemos ser a extensão do amor de Deus em nossa vivencia com os nosso irmãos, ser de fato mãos acolhedoras... (Madre Tereza uma extensão das mãos acolhedora e amorosa de Deus). Jovens, busquem ser a extensão do amor de DEUS. O amor como diz Paulo, “jamais acaba”. Ele será sempre a única moeda aceita no em todo universo, quando todas as outras tiverem perdido seu valor. Temos de fazer como Jesus, construir nossas obras fundadas no amor.
O homem, o jovem, é um grande mistério para si mesmo, um objeto de pesquisa e de estudo (um iceberg). Vários filósofos da antiguidade, e até os nossos dias atuais, tentaram e tentam decifrar este enigma complexo e difícil sobre o que é o homem. Inúmeros estudiosos deram suas contribuições neste sentido, mas não nos satisfazemos por completo. Queremos sempre saber mais, o homem no todo torna-se mais complexo com seus grandes sentimentos. Podemos compará-lo com um grande iceberg, pois só conhecemos o que está acima das águas e não fazemos idéia do que está submerso nas profundezas.
Jovens pensemos em nosso próprio iceberge, onde está a força que nos faz ter coragem para vencer? Para sermos melhores? Vamos olhar para nosso interior. Onde está nosso potencial? Jovens olhar pra dentro de nós não é olhar em espelhos, mas um olhar interno voltado para dentro do nosso coração. Caminhamos a vagar, sozinhos? Jesus é a chave para descobrirmos o nosso próprio potencial.
Se o potencial estiver nos abismos, no final do iceberg, nos mais altos cumes, na lua, em outros planetas, dentro da terra. Nestes lugares o homem já os sondou... Mas: O ser humano é tão distraído e voltado para fora de si mesmo, a ponto de não parar para pensar que sua força, seu potencial esteja dentro dele mesmo, lá no seu íntimo, em seu interior. Deus que tudo ve, sabe o que temos em nosso profundo iceberg, e Ele quer derrar seu amor por cada um de nós.
Jovens, Jesus é a chave para o nosso interior, “Ele quer te amar e perdoar, mas é você quem tem de abrir seu coração”. Santo Agostinho dizia que se quisermos encontrar Deus, devemos abandonar o mundo exterior e entrar em nós mesmos, mas não ficar aí fechado, porém, ir além. “Não queiras derramar-te fora, entra dentro de ti mesmo, porque no interior do homem habita a verdade; e se achares que tua natureza é mutável transcende-te a ti mesmo”. (De Vera Religione).
Jovens que ICEBERG somos? Descubra seu pontencial e venha ser Igreja.
“A aventura é obrigatória” (Guimarães Rosa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário