Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

JOVENS, que ICEBERG somos?

Somos um verdadeiro iceberg, não sabemos o que se encontra em nosso interior e/ou o que somos capazes de fazer. Quanto mais buscamos nosso próprio conhecimento vamo-nos deparando com situações que nos faz perguntar o que é o homem, ou melhor, que homens somos, com nossas falhas, acertos, limitações, tendências... Enquanto homens na busca de quem somos, nos esbarramos com muitas dúvidas, incertezas, situações limites...
Nossa mente gira em torno de um grande círculo de preocupações que parecem não ter fim, pois uma coisa acarreta a outra. Não queremos pensar no futuro, queremos ser amados, mas tememos amar. E assim vamos vinculando nossa felicidade, pelas qualidades de nossas relações com os outros, com os laços de amor estabelecidos por nós. O nosso iceberg nos diz que o amor é um sentimento natural e universal, existente independentemente de nossas vontades e escolhas. Amar é doar-se, é abolir a diferença entre o teu e o meu, é aceitar com simplicidade como o outro é. O amor é a mais bela canção, o mais belo poema que podemos escutar. A canção é a voz de Deus em nosso interior, o poema é o Verbo de Deus - Jesus Cristo. Como os discípulos, devemos ser a extensão do amor de Deus em nossa vivencia com os nosso irmãos, ser de fato mãos acolhedoras... (Madre Tereza uma extensão das mãos acolhedora e amorosa de Deus). Jovens, busquem ser a extensão do amor de DEUS. O amor como diz Paulo, “jamais acaba”. Ele será sempre a única moeda aceita no em todo universo, quando todas as outras tiverem perdido seu valor. Temos de fazer como Jesus, construir nossas obras fundadas no amor.
O homem, o jovem, é um grande mistério para si mesmo, um objeto de pesquisa e de estudo (um iceberg). Vários filósofos da antiguidade, e até os nossos dias atuais, tentaram e tentam decifrar este enigma complexo e difícil sobre o que é o homem. Inúmeros estudiosos deram suas contribuições neste sentido, mas não nos satisfazemos por completo. Queremos sempre saber mais, o homem no todo torna-se mais complexo com seus grandes sentimentos. Podemos compará-lo com um grande iceberg, pois só conhecemos o que está acima das águas e não fazemos idéia do que está submerso nas profundezas.
Jovens pensemos em nosso próprio iceberge, onde está a força que nos faz ter coragem para vencer? Para sermos melhores? Vamos olhar para nosso interior. Onde está nosso potencial? Jovens olhar pra dentro de nós não é olhar em espelhos, mas um  olhar interno voltado para dentro do nosso coração. Caminhamos a vagar, sozinhos? Jesus é a chave para descobrirmos o nosso próprio potencial.
Se o potencial estiver nos abismos, no final do iceberg, nos mais altos cumes, na lua, em outros planetas, dentro da terra. Nestes lugares o homem já os sondou... Mas: O ser humano é tão distraído e voltado para fora de si mesmo, a ponto de não parar para pensar que sua força, seu potencial esteja dentro dele mesmo, lá no seu íntimo, em seu interior. Deus que tudo ve, sabe o que temos em nosso profundo iceberg, e Ele quer derrar seu amor por cada um de nós.  
Jovens, Jesus é a chave para o nosso interior, “Ele quer te amar e perdoar, mas é você quem tem de abrir seu coração”. Santo Agostinho dizia que se quisermos encontrar Deus, devemos abandonar o mundo exterior e entrar em nós mesmos, mas não ficar aí fechado, porém, ir além. “Não queiras derramar-te fora, entra dentro de ti mesmo, porque no interior do homem habita a verdade; e se achares que tua natureza é mutável transcende-te a ti mesmo”. (De Vera Religione).
Jovens que ICEBERG somos? Descubra seu pontencial e venha ser Igreja. 
“A aventura é obrigatória” (Guimarães Rosa).
              Frei Didier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário