Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Orientação Espiritual... O jovem a caminho de DEUS.

Orientação Espiritual: a pedagogia do discernimento
NETO, Didier Esperidião¹; ARIDE, Fabricia Rodrigues Amorim²
¹Padre e Frei discente do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo - ES
² Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo

             Orientação Espiritual:
Introdução Observar a realidade atual, em um mundo marcado pelo consumismo-descartável, a impressão que se tem é que tudo passa a ser excluído. Por outro lado a história ensina que as coisas materiais não conseguem preencher o humano e, por isso, ele passa a buscar o transcendente, Deus. Paradoxalmente se assiste a um grande despertar das pessoas pela realidade espiritual nas suas diversas manifestações.
Objetivo:  O objetivo deste trabalho é demonstrar como a busca da Orientação Espiritual (OE) pode contribuir para o desenvolvimento da relação com Deus, sendo, assim, um caminho pedagógico de discernimento.
Materiais e métodos: Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e a experiência prática como orientador espiritual.
Resultados e Discussão: Na experiência espiritual o ser humano encontra-se com o Outro, que o faz reconhecer o valor e a importância da pessoa humana. Por isso a OE ajuda também a melhorar a relação inter-pessoal. Quando o ser humano progride na relação com Deus, conseqüentemente melhora a sua relação com as pessoas e, tende a ocorrer a maturidade nas outras dimensões de sua vida.   A OE tem por objetivo a santidade, e neste percurso o caminho é a oração e a fé. Este itinerário é um percurso pedagógico de discernimento, é uma ajuda, é uma arte que leva ao encontro consigo, com os outros e com Deus. Falar da OE é reconhecer o mistério que é o homem para si mesmo, isto é, um verdadeiro iceberg, do qual conhece-se somente o lado visível, não fazendo idéia do invisível. Tendo em vista o homem na sua unidade e totalidade é que a OE caminha para levá-lo ao encontro com Deus. Com base neste estudo teve-se a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a OE, e através dela deixar-nos guiar pelo Espírito Santo. Agostinho dizia que se quisermos encontrar Deus, devemos abandonar o mundo exterior e entrar em nós mesmos, mas não ficar aí fechado, porém, ir além. (De Vera Religione). 

Conclusão: Na OE, como itinerário para o crescimento espiritual, devem-se destacar as qualidades necessárias do orientador, ser um amigo que acompanha, sem impor e obrigar suas idéias e muito menos julgar a vida do orientando, mas, seguir o modelo que é Cristo. A ação mais importante na OE é a do Espírito Santo com a colaboração do orientador. Quem busca essa ajuda, está buscando um caminho evangélico autêntico, vivido em espírito de fé. Por fim, espera-se que a OE seja um instrumento pastoral divulgado e utilizado pelos cristãos de hoje. Num mundo marcado pelo pluralismo é necessária a pedagogia do discernimento espiritual, a fim de que as pessoas possam ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Assim, a OE será a ajuda que as pessoas terão para encontrar-se consigo mesmas e com Deus. Ela deve, conforme nos diz Carl Rogers, “ajudar as pessoas a ajudar-se a si mesmas... Com a graça de Deus.”
Palavras- chave: Orientação Espiritual, Pedagogia, Discernimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário