Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

domingo, 29 de maio de 2011

Juventude – Igreja - Bento XVI

Resumo da carta do papa aos jovens para a Jornada Mundial da Juventude
(Algumas palavras estão no português de Portugal)
Numerosos jovens sentem o desejo profundo de que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. Muitos manifestam a aspiração por construir relacionamentos de amizade autêntica, por conhecer o amor, por fundar uma família unida, por alcançar uma estabilidade que possam garantir um futuro sereno e feliz.

Nós fomos, «aprisionados» pelo poder dominante. Por conseguinte, queríamos sair fora para entrar na amplidão das possibilidades do ser homem. Mas penso que, num certo sentido, todas as gerações sentem este impulso de ir além do habitual. Faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida quotidiana oferece.
O homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente. Santo Agostinho tinha razão: o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti. Temos a «marca» de Deus.

A cultura atual tende a excluir Deus, ou a considerar a fé como um fato privado, sem qualquer relevância para a vida social. Por este motivo, queridos amigos, convido-vos a intensificar o vosso caminho de fé em Deus. Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja! Como escrevia Paulo, é vital ter raízes, bases sólidas! E isto é verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estáveis para construir a sua vida, tornando-se assim profundamente inseguros. «Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. (Jr 17).

Há um momento, quando somos jovens, em que cada um de nós se pergunta: que sentido tem a minha vida, que orientação lhe devo dar? Queridos jovens, aprendei a «ver», a «encontrar» Jesus na Eucaristia, onde está presente e próximo até se fazer alimento para o nosso caminho; no Sacramento da Penitência, no qual o Senhor manifesta a sua misericórdia ao oferecer-nos sempre o seu perdão. Reconhecei e servi Jesus também nos pobres, nos doentes, nos irmãos que estão em dificuldade e precisam de ajuda.


Abri e cultivai um diálogo pessoal com Jesus Cristo, na fé. «Antes de mais, a fé é uma adesão pessoal do homem a Deus. Ao mesmo tempo, e inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade revelada por Deus» (Catecismo da Igreja Católica, n. 150). Cristo quer tornar-vos firmes na fé através a Igreja.

Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança.
Vaticano, 6 de Agosto de 2010, BENEDICTUS PP. XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário