Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

JMJ – “Juventude” - JMJ

IGREJA no meio dos jovens...
Jovens, estamos indo ao seu encontro.
Firmes pela fé - Firmes na fé
“Calça jeans e mão na massa”
“Jesus refletido no meu irmão”
JMJ - Simplesmente jovens - JMJ
 “Agita Jovem!”
Caríssimo jovem, com essas palavras, quero chegar ao coração de cada um, que irá ou não para a JMJ.
Vamos vestir nossa “Calça jeans e mão na massa”
 “MAIS QUE UM EVENTO... UM ACONTECIMENTO!
MAIS QUE UMA VIAGEM... UMA PEREGRINAÇÃO!
MAIS QUE UMA REUNIÃO... UM ENCONTRO!
MAIS, BEM MAIS, MUITO MAIS É O QUE PODEMOS FALAR DE UMA JMJ. AS PALAVRAS SERIAM POUCAS PARA DEFINIR ALGO TÃO IMPACIENTE, EXTRAORDINÁRIO E VERDADEIRO”. (Adriano Gonçalves. Comunidade Canção Nova, revista CN. P 11. Ano X, n 128 – agosto de 2011).
Essa é uma forma prática de mostrar que não estamos aqui para passeio, e que vamos a Madri para um encontro espiritual. Agosto é o mês da JMJ e também o mês das vocações. Tempo de se abrir para Deus e notar as tantas vocações que nos são oferecidas. Qual a sua? Vamos fazer parte da construção de uma nova sociedade, mas o que construímos para que isto aconteça após a JMJ?
A oração, o diálogo com Deus, deve estar em nossas vidas em todos os momentos, devemos aprender a transformar a vida em oração. Deixe Deus falar ao seu coração: “Agita Jovem!”. Agitar é mover, é lutar, é transformar, é ser capaz de produzir pensar e criar.
Vamos dar nossas mãos e ir ao encontro de tantos jovens que estão necessitados e sedentos do amor de Deus, com necessidades reais físicas em que a fome grita e não pode esperar.
Precisamos estar no meio dos jovens, ir ao seu encontro. Queremos e precisamos chamar os jovens para o seio da Igreja, e a JMJ nos faz voltar ao coração da Igreja. E mostrar que na Igreja podemos ser jovens felizes, e comprometidos com a Igreja.
O beato papa João Paulo II criou a JMJ e se fez presença no meio da juventude. À vontade com os jovens, devemos ser capaz de transformar a sociedade de forma clara e concreta não no abstrato. Deus se encontra nos necessitados. Jesus rompeu as estruturas porque veio em auxilio dos excluídos, dos famintos de espírito, mas também do alimento que sustenta nosso corpo. Jovem, venha conhecer de fato a Igreja Católica Apostólica Romana.
Temos de tomar a coragem de ir ao encontro de outros jovens, ter iniciativa de fazer-se próximo. As vezes queremos ficar em nossa cadeira e esperar que eles caminhem a nós. Porque não fazer a diferença? Porque apenas dizer que o jovem gosta de oba oba se eu não ofereço a ele um espaço. Porque não apostar? Se não houver tentativa não saberemos de terá efeito. Peçamos perdão pelo nosso pecado de excluir e não acolher. Vamos caminhar, vamos buscar meios para despertar a espiritualidade e a busca pela Eucaristia.  
Quero estar rodeado de jovens. A Igreja quer mostrar que ele está viva, ao contrário de muitas vozes que ousam dizer que a Igreja Católica está nas últimas. Basta ver nossos trabalhos, nossos dons, e até mesmo a JMJ, quantos jovens que querem fazer a diferença. É junto deles que devemos estar, pois no seu caminho tem o que é bom e o que não é. Vamos ser a diferença?
Monsenhor Jonas Abib falou: “Enxergo na juventude um vasto e fecundo campo de missão, investimos nossos esforços para plantar ali, naquele coração, as sementes do Evangelho, que certamente crescerão ao longo do tempo, fazendo a diferença e formando um cristão verdadeiro, capaz de ser um agente de transformação nas realidades onde estiver inserido”. (Jonas Abib, Comunidade Canção Nova, revista CN. P 05. Ano X, n 128 – agosto de 2011).
Queremos estar firmes e enraizados em Jesus Cristo.
 “Queremos formar e ser uma nova geração de jovens católicos. O principal objetivo de uma JMJ é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem. Mesmo sendo um evento de massa. Aqueles que participam de uma jornada percebem com mais nitidez a riqueza da diversidade eclesial e, sentem-se chamados à corresponsabilidade no anúncio de Jesus”. (Adriano Gonçalves. Comunidade Canção Nova, revista CN. P 10 e 11. Ano X, n 128 – agosto de 2011).
Jovem; 
Vista o “uniforme da juventude” e transforme sua vida e a de muitos que esperam ser visto e reconhecidos como pessoa humana; deixe sua marca. Momento que exige a força que vem de uma juventude santa capaz de transformar e reverter valores que foram esquecidos e atropelados pelo tempo.
Precisamos conhecer e nos envolver com as diversas pastorais que já possuem trabalhos, mas falta braços jovens para sustentar o verdadeiro fermento, precisamos fermentar e fazer esta Massa crescer e não ficarmos como figuras decorativas, mas mentes que pensam e agem em prol de uma sociedade justa e fraterna.
A força está na juventude.
         ‘Mas eu os pergunto: Um jovem não consegue ser jovem na Igreja?
         Sou jovem, sou padre e sou feliz. Digo e respondo que é possível ser autenticamente, um jovem e ser Igreja. Busco estar onde estão os jovens, mostrando que podemos estar no mundo sem ser mundanos. Esta aproximação deve basear-se na escuta. Dialogar para compreender.
         Jovem, vocês são chamados a evangelizar os jovens. Ajude-nos, ouse serem jovens cristãos católicos comprometidos com nossa Igreja. 
Sejamos jovens sadios. Vamos dar nossas mãos, sermos jovens, sermos Igreja, sermos alegres e felizes. Vamos alimentar a JMJ com nossa alegria.
Jovens venham caminhar conosco orando e trabalhando pelo Reino de Deus, tendo a nossa vocação de amar o próprio Amor e, levar-lo aos outros. Vamos mostrar para a juventude da JMJ e as nossas em cada realidade que, sim, é possível ser jovem e ser Igreja. Somos capazes de transformar e, promover, mudanças na valorização humana na promoção da vida na implantação do Reino de Deus. Formamos um povo amado por Deus.
Hora de acordar!
Desperta jovem!
O tempo passa! E aí, qual a sua marca? O que fez? Qual o seu testemunho? Dê a sua contribuição na JMJ e fora dela. Comprometa-se! Venha, contamos com você.
Agita Jovem! Coloquemos nossas calças jeans e mão na massa.
Frei Didier, oar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário