Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

domingo, 11 de novembro de 2012

CAPELA SISTINA COMPLETA 500 ANOS

Cidade do Vaticano (RV) -
Diariamente cerca de dez mil pessoas, chegando a vinte mil na alta estação turística, visitam a Capela Sistina. Provenientes de todas as partes do mundo, com cultura, língua e religião totalmente diversas, manifestam todos o mesmo encanto e estupor ao contemplar os afrescos pintados por Michelangelo.
Inaugurada em 31 de outubro de 1512 pelo Papa Júlio II, após 4 exaustivos anos de
Trabalho de Michelangelo, a Capela Sistina provocou um grande impacto na história das artes com seus afrescos que ocupam uma área superior a mil metros quadrados, mudando radicalmente a arte na Itália e na Europa.
 Esta obra-prima de Michelangelo, de fato, passou a iluminar a história dos estilos por muitas gerações de artistas. A obra, em verdade, deu início ao movimento artístico conhecido como “maneirismo”, que defendia a retomada de certas expressões da cultura medieval, com o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados, apontando já para a arte moderna.
Porém, todo este fascínio que os afrescos da Capela Sistina exercem sobre seus cinco milhões de visitantes anuais, traz consigo alguns graves problemas: a poeira, a umidade dos corpos, além do anidrido carbônico produzido pela transpiração, podem provocar danos às pinturas.
O uso de tecnologias sempre mais avançadas serão instrumentos sempre mais necessários a fim de propiciar melhor circulação do ar, a deposição de substâncias poluentes, o controle de temperatura e de umidade. Assim, esta obra-prima de Michelangelo já admirada por milhares de pessoas desde a sua conclusão, poderá continuar a exercer seu fascínio nos próximos séculos.(JE)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário