Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

segunda-feira, 18 de março de 2013


História da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
 
Jovem: Quem criou e como iniciou a JMJ?
JMJ: Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o beato papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Em 1985 foi declarado o Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e o idealizador papa João Paulo II anunciou a instituição da JMJ. Celebrada, oficialmente, no Domingo de Ramos de 1986. A JMJ tem como objetivo fazer de Jesus o centro da fé e da vida da juventude, para que Ele seja o ponto de referência e a inspiração de cada iniciativa e compromisso das novas gerações para a evangelização da Juventude, a fortificação de sua fé e momento de intensa catequese.
Jovem: A cruz simboliza peregrinação? E, o porquê das JMJ?
JMJ: A cruz simboliza a peregrinação que vai dos preparativos até os eventos conclusivos da JMJ. Representa a união dos jovens, com o Papa, com a Igreja e com todo o mundo. A cruz ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, do Jubileu, da JMJ, Peregrina, e Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todos os lugares.
A cruz é de madeira e mede 3,8 metros, foi colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final, após fechar a Porta Santa, o Papa entregou a cruz em nome de toda a juventude católica no Centro São Lourenço, em Roma. Iniciou-se assim, as peregrinações por todas as partes. As palavras do papa João Paulo II foram: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Os jovens acolheram o desejo do papa. E desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, estando presente em cada celebração internacional da JMJ. Em 1994, a cruz peregrina começou a ser tradição por sua jornada pelas dioceses dos países sede da JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento. Um tempo para reavivar nos jovens a sua caridade e celebrar a fé na união da diversidade de povos, línguas e nações. As Jornadas são como fontes para reabastecer a fé de cada jovem na Igreja e da Igreja nos jovens. Ela não concorre com os grupos da juventude, busca ser um tempo especial de vivência na intimidade com o Redentor e no amor pela humanidade.
O papa João Paulo II, explicou o porquê desses encontros mundiais. “Uma Jornada da Juventude oferece ao jovem uma experiência viva de fé e comunhão, que o ajudará a enfrentar as questões profundas da vida e a assumir com responsabilidade o seu lugar na sociedade e na comunidade eclesial.”
 Jovem: E o Ícone de Maria quando passou a acompanhar a JMJ?
JMJ: Em 2003, quando o papa João Paulo II deu aos jovens o segundo símbolo de fé para ser levado junto a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, é uma cópia contemporânea de um antigo ícone encontrado na primeira basílica de Maria, no Ocidente, a Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as JMJ, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.
Jovem: Como é este tempo de eventos da Igreja Católica?
JMJ: é um tempo da Igreja para e com os jovens e todo o mundo. Ela reúne milhares de jovens do mundo para celebrar e aprender sobre a fé e para construir amizade e esperança entre povos e culturas. São celebradas em intervalos de 2 ou 3 anos, em um lugar  escolhido para celebrar a grande Jornada, e cada Jornada, o Papa sugere um tema. Nos anos intermediários, ela é vivida localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo.
Durante a JMJ acontecem eventos como catequeses, adorações, momentos de oração, palestras, partilhas, shows e Missas. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.
Os jovens são parte da Civilização do Amor. “Sois jovens da Igreja. Por isto eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens que andam por este mundo errante, como ovelhas sem pastor. Sede apóstolo dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos, com plena possibilidade de realizar-se. Que eles descubram os caminhos seguros do mandamentos e por eles cheguem até Deus”. Bento XVI, encontro com os Jovens no Pacaembu 2007.
Jovem: Como foi a sua experiência da JMJ na Espanha?
JMJ: Vivi momentos de fé e de esperança, onde as barreiras dos idiomas e das culturas ficaram de lado frente à ação do Espírito Santo na caridade. A juventude quer recuperar a beleza dos relacionamentos humanos, desprovidos de qualquer interesse, marcados pelo amor a Deus e ao próximo. Milhares de jovens estavam reunidos em Madrid em oração e fraternidade, e nos entendíamos pela linguagem do amor. Em muitos momentos percebi o que significou ser “Enraizados e fundados em Cristo... firmes na fé”.
Um exemplo: Na noite de Vigília, momento de Oração no Aeroporto Quatro Ventos de Madri, completamente tomada pela multidão de peregrinos. Um forte calor, logo, uma violenta tempestade obrigou Bento XVI a interromper a homilia diante dos jovens. Um forte vento, acompanhado de chuva e trovões, começou a soprar e Bento XVI, embora protegido por um grande guarda-chuva branco, teve que suspender a homilia.
Depois de alguns minutos, Bento XVI retomou a palavra agradecendo aos jovens por sua alegria e ‘resistência’ e proferiu: “Meus queridos amigos, convido cada um e cada uma de vós a estabelecer um diálogo pessoal com Cristo, expondo-Lhe as próprias dúvidas e, sobretudo escutando-O. O Senhor está aqui e chama-te! Jovens amigos vale a pena ouvir dentro de nós a Palavra de Jesus e caminhar seguindo os seus passos. Pedi ao Senhor que vos ajude a descobrir a vossa vocação na vida e na Igreja, e a perseverar nela com alegria e fidelidade, sabendo que Ele nunca vos abandona nem atraiçoa! Ele está conosco até ao fim do mundo”. Uma ventania-chuva caiu sobre os jovens, chuva de graça e vento do sopro do ES. Molhados de benção, e logo a calmaria do tempo e paz presente. Molhados ou secos a juventude pode ver a presença do papa que não abandonou a sua juventude. E que belo foi ao passar a chuva escutar os jovens a uma só voz atrapalhando o papa a falar: “Essa é a juventude do papa”.
Antes de deixar o local rumo à Nunciatura, Bento XVI disse algumas palavras de improviso, agradecendo aos jovens: “Vivemos uma aventura juntos. Forte na fé, vocês resistiram á chuva. Antes de ir embora, desejo ‘boa-noite’ a todos. Que descansem bem. Obrigado pelo sacrifício que estão fazendo e que sem dúvida, oferecerão generosamente ao Senhor. vamos nos ver amanhã, se Deus quiser. Espero vocês todos. Obrigado pelo maravilhoso exemplo que deram. Do mesmo modo, esta noite, com Cristo, poderão enfrentar as provas da vida. Obrigado a todos!”.
Que podemos dizer frente a essas palavras... Ele é Bento, foi um papa dos jovens... Ele nos levou a encontrar-se com o Senhor. Que encontro maravilhoso, que juventude vibrante, que encontro pessoal com DEUS magnífico. Que JMJ.
Por fim, o papa da o aviso... Próxima JMJ Rio de Janeiro – Brasil... E agora temos a expectativa em receber o novo peregrino do Amor. A JMJ Rio 2013 espera com amor o novo papa. Como Cristo no Corcovado, estamos de braços abertos para receber toda a Igreja Povo de Deus reunido.
Jovem: Onde e qual tema tiveram as JMJ?
JMJ:
1°- 1986 - Roma, Itália. "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês" (1Pd 3, 15).
2°- 1987 - Buenos Aires, Argentina. “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1Jo 4, 16).
3°- 1989 - Santiago de Compostela, Espanha. “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6).
4º- 1991 - Częstochowa, Polônia. “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos" (Rm 8,15).
5°- 1993 - Denver, Estados Unidos. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10,10).
6°- 1995 - Manila, Filipinas. “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"(Jo 20,21).
7°- 1997 - Paris, França. “Mestre, onde moras? Vinde e vereis" (Jo 1,38-39).
8°- 2000 - Roma, Itália. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14).
9°- 2002 - Toronto, Canadá. “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13-14). Foi a última Jornada do papa João Paulo II.
10°- 2005 - Colónia, Alemanha. "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2).
11°- 2008 - Sydney, Austrália. "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Atos 1, 8).
12°- 2011 - Madrid, Espanha.  “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2, 7). Foi a última Jornada com a presença do papa Bento XVI.
13°- 2013 – Rio de Janeiro, Brasil. "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". (Mt 28,19).
Confiemos nos jovens de hoje como o bispo emérito de Roma Bento XVI: “A Igreja conta com vocês. Necessita da fé viva, da caridade criativa e do dinamismo da esperança de vocês. A presença de vocês renova a Igreja, a rejuvenesce e lhe dá um novo impulso”. E com o beato João Paulo II: “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”. .
DEUS abençoe. Olhos fixos em JESUS... 

Pe. Fr. Didier Esperidião Neto, oar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário