Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

sábado, 2 de julho de 2011

JMJ - Jovens como Sto Agostinho

O nosso Coração está inquieto!
“Fizeste-nos, Senhor para Vós e nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós”
 “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)
"Firmes na Fé"

Santo Agostinho nasceu no ano 354. Desde criança buscava completar em si um vazio que sentia ter. Procurou completar-se nos estudos, nas farras, nas bebedeiras, nas falsas amizades... Porém, jamais conseguiu, a não ser ao começar a perceber Deus em sua vida, onde, depois de muita angústia, encontrou seu caminho, sua felicidade e sua plenitude.

"Buscar a verdade, como Santo Agostinho: CASTEL GANDOLFO, quarta-feira, 26 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI propôs aos jovens, que busquem apaixonadamente a verdade, como o fez seu grande mestre, Santo Agostinho.
Ao concluir a audiência geral, o Papa dirigiu uma saudação particular aos jovens, doentes e recém-casados, recordando que no dia 28 de agosto se celebra a memória litúrgica do bispo de Hipona, que viveu entre 354 e 430, a quem Joseph Ratzinger dedicou sua tese doutoral.
Rrecorda sua mãe, Santa Mônica - “Que seu exemplo vos leve, jovens, a uma busca sincera e apaixonada da Verdade evangélica”, desejou o Papa.
Depois, dirigindo-se aos doentes que o escutavam, exortou-os a aprender do testemunho da vida de Mônica e Agostinho “o valor redentor do sofrimento oferecido a Deus em união com o sacrifício da cruz”.
Fonte: www.zenit.org
Após converter-se, buscou viver somente para Deus, partilhando tudo o que possuía, na comunidade, na oração, na busca de Deus e no serviço à Igreja.
Sua entrega a Deus foi tão profunda que, hoje, mais de 1600 anos depois, a Igreja continua a se inspirar nele e tê-lo como um de seus pilares.
Os Agostinianos buscam uma vida baseada em três princípios agostinianos, válidos para a nossa juventude. 
Interioridade: Busca de Deus e de si mesmo na oração e na contemplação.
Comunidade: Vivendo em uma mesma casa partilhando tudo o que são e o que possuem.
Serviço: Estando disponíveis a trabalhar pelo Reino de Deus no atendimento aos fiéis pelo serviço à Igreja segundo suas necessidades.

Os Agostinianos são: “Herdeiros Espirituais de um Homem incomparável” (Beato João Paulo II).
  
Família Agostiniana

Vídeos relacionados a JMJ: http://www.youtube.com/watch?v=vLCydnn7dt0




O jovem que fará parte da JMJ deve como Agostinho: “Falar e rir juntos, trocar gestos de amabilidade, saborear uma boa leitura, torna-se sérios nos momentos sérios, dissentir sem amargura... aprender dos outros e ensinar-lhes também algo diferente, recordar com tristeza o ausente e receber com alegria os voltam para casa”. (Santo Agostinho, Confissões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário