Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DNJ capixaba.

O domingo, 30 de outubro de 2011, foi especial para a juventude capixaba
          Alguns jovens, representando todas as nossas quatro dioceses do Espírito Santo, puderam sentir a presença de Deus em seu meio, neste dia em que celebramos o DNJ (Dia Nacional da Juventude).
          Em cada ônibus que chegava a Camburi era possível perceber o desembarcar de rostos alegres e sedentos de Deus, de uma juventude que se unia para dizer basta a violência e o extermínio juvenil.
          Estes jovens, de diferentes lugares de nosso estado e diferentes idades, tinham os mesmos objetivos; caminhar, celebrar, rezar, agradecer, cantar... Caminhando e cantando, com a ajuda de um trio elétrico, com pessoas trazendo nas falas as tantas realidades juvenis e questões como a indígena, da mulher etc. Em cada fala uma banda iniciava canções para animar a caminhada rumo à praça do papa.
          Aquela grande multidão de jovens chamava a atenção dos moradores da capital, que respondiam ao movimento de seus prédios. Em um dos prédios uma bela senhora balança um pano branco, um pedido de paz, paz que movia nossos jovens.
          Na praça do papa, juntos, participamos da Santa Missa. Unidade e partilha aconteciam, uma única voz de louvor a Deus. D. Luiz Mancilha Vilela, arcebispo de Vitória, frisou em sua homilia a importância do papel da família, de uma juventude santa, de um não as drogas, de um basta ao extermínio, e por uma aderência do estado junto a Igreja na construção de um estado do Espírito Santo melhor.

          No término da Missa dois jovens entregaram ao Governador do estado e demais autoridades presentes um documento com propostas para a juventude.
Logo após aconteceram atrações culturais e shows.
Juventude de mãos dadas construindo santidade.
Jovens, o que fostes ver no DNJ em Vitória?
A capital do ES? Os lugares para sair da rotina? As praias? Shows?
                           NÃO, fomos VER CRISTO JESUS.
O Estado do Espírito Santo estava representado por suas quatro dioceses (Arquidiocese de Vitória, e as dioceses de Colatina, Cachoeiro e São Mateus). Jovens capixabas unidos em marcha com Cristo. 
  Fomos ver Cristo, presente em nosso meio. O Cristo que se dá como alimento Eucarístico, motivou os jovens capixabas a gritar contra a violência e o extermínio de jovens e, assim, fazer de sua vida entrega e doação.
Os sinais contrários a fé, não deixaram de existir neste dia, mas nos apontaram para a maior de todas as verdades: Jesus Cristo.
Agora, mãos a massa!
Agita Jovem!
 “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mat 28, 19).
                    Aconteceu:
No dia 29 de outubro foi celebrada com a juventude da Paróquia São João Batista de Muqui, o Dia Nacional da Juventeude.  Na ocasião foi realizado o 4º Agita Jovem. Um evento idealizado pelo frei Didier Esperidião Neto, no ano de 2009, quando ainda residia na paróquia. O tema escolhido para este ano foi: "jovem em busca da santidade".
       Palavras de Fr. Didier, oar aos jovens:


      O evento foi iniciado às 15h com a missa e adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz. A missa foi presidida por Frei Gracione Augusto Alves. Na homilia frei Gracione destacou o valor e a importância da juventude em nossa Igreja. O jovem é chamado por Deus a ser santo. E esta santidade ele alcançará se viver a Palavra de Deus em todos os momentos de sua vida.
       Após a missa aconteceu a caminhada pelas ruas da cidade, com músicas católicas, sendo finalizada com a caminhada na praça central da cidade, onde  a banda passos animou a todos com o seu show. Foi um momento muito importante para a caminha da Igreja paroquial com a juventude em busca da santidade.

 Confira os vídeos do DNJ:
O mesmo rosto (Jorge Trevisol) -
Pra celebrar (Welington Serra Lazarini) -
                                                  Fonte: http://www.diocesecachoeiro.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário