Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

domingo, 23 de outubro de 2011

DNJ: Dia Nacional da JUVENTUDE

          O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
          Assim, todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ pode ser conciderado o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país. 
          São mais de 25 anos de existência do DNJ. Tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.
 Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude.  Esta é uma história de muita reza, muita luta e muita festa! Um caminho feito pelos próprios jovens, e amigos da juventude, em todos os cantos deste país. 
          Conheça esta história através dos sites:
 http://www.dnj25anos.redejuventude.org.br/

          O (DNJ) deste ano propõe o estudo e a celebração do tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema "Jovens mulheres tecendo relações de vida". O DNJ busca inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo. 4, 1-42). Este subsídio tem como finalidade ajudar a aprofundar o tema nos grupos de jovens nos meses que antecedem o grande evento no domingo 30 de outubro.

           Não podemos perder tempo. Vamos nos organizar, para os grupos poderem iniciar desde já o processo de preparação e mobilização de um dos eventos mais importantes do ano em termos de evangelização da juventude. E junto dele rezarmos pela JMJ Rio 2-13.

 No dia 30 de outubro acontecerá, em Vitória - ES, a Marcha Capixaba contra a Violência e o Extermínio de Jovens, saindo da Praia de Camburi, seguindo até a Praça do Papa, acompanhada de uma vasta e diversificada programação durante o dia.

7h:
Concentração na Praia de Camburi
8h30: Marcha Capixaba contra a Violência e Extermínio de Jovens

10h: Abertura Oficial
10h30: Celebração Eucarística
12h: Apresentação do Grupo Manguarê
13h: Apresentações culturais (Dioceses de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim)
13h30: Show da banda católica Dogma
14h30: Apresentações culturais (Dioceses de São Mateus e Colatina)
15h: Mística de Envio
15h30: Bateria de Escola de Samba Boa Vista. Tema Jovem.
16h: Show de artistas capixabas pela vida e contra a violência.

17h: Participação especial do grupo nacional AFROREGGAE e encerramento

Uma bonita marca nesta (marcha) caminhada é o símbolo utilizado, a figura da mão. Notamos a importância da mão como um símbolo forte contra o extermínio da juventude.
     Mãos acolhem, AJUDAM o outro, mas também PODEM expulsar e matar.
 Essa mão deveria SER símbolo de acolhida e amparo...
     Muitas dessas mãos parecem SEREM marcas de sofrimento. Quantos jovens estão sendo exterminados aos nossos olhos... uma triste realidade se faz presente.
          Queremos mãos para abençoar e construir vida.
Mãos ensanguentadas. Vamos acabar com essa realidade...
Deixa a Luz Do Céu Entrar
JMJ Rio 2013. Prepare-se para uma experiência inesquecível!
DEUS os abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário