Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Agita Jovem: “Calça jeans e mão na massa”.

“Agita Jovem”

"Uma juventude comprometida com o bem estar social “Jesus refletido no meu irmão”

Caríssimos jovens, com essas palavras, quero chegar ao coração de cada um. Precisamos ser uma Igreja viva em nossa sociedade, marcada por tantas vicissitudes, ser anunciadores do Evangelho, encarnado em nossa realidade, buscando ser uma Igreja atuante, transformadora com nossa oração e ações concretas. “Calça jeans e mão na massa”. Uma forma prática de mostrar que não estamos aqui apenas a passeio. Mas fazendo parte da construção de uma nova sociedade. Mas o que estamos fazendo para que isto aconteça?

A oração, o diálogo com Deus, deve estar em nossas vidas em todos os momentos, devemos aprender a transformar a vida em oração. Assim, cada jovem deve deixar-se iluminar pela luz que é Jesus. Aceite Jesus em sua vida. Abra as portas de seu coração. Deixe Deus falar ao seu coração: “Agita Jovem”. Agitar é mover, é lutar, é transformar, é ser capaz de produzir pensar e criar. Vamos dar nossas mãos e ir ao encontro de tantos jovens que estão necessitados e sedentos do amor de Deus. (mas com necessidades reais físicas onde a fome grita e não pode esperar).

Queremos e precisamos chamar os jovens para o seio da Igreja, e mostrar que na Igreja podemos ser jovens felizes, e comprometidos com a vida e com tantos trabalhos realizados por nossa Igreja. Ser capaz de transformar a sociedade de forma clara e concreta não apenas no abstrato.Deus se encontra nos necessitados. Jesus rompeu as estruturas porque veio em auxilío dos excluidos, dos famintos de espírito, mas também do alimento que sustenta nosso corpo. Venha conhecer de fato nossa Igreja Católica Apostólica Romana e se encante, permita apaixonar-se dela em nossa Igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim.

Vista o “uniforme da juventude” e transforme sua vida e a de muitos que esperam ser visto e reconhecidos como pessoa humana; em cada paróquia deixe sua marca, com tantos trabalhos realizados pela juventude. DNJ, Festa do Rei Jesus, Agita Jovem, Retiros para a Juventude, Retiro de Carnaval, Teatros e tantos outros eventos. Tudo isto se soma sendo de suma importância na Vida da Igreja para finalizar em forma de ação de graças tudo aquilo que a Igreja de forma coletiva conquistou dentro do verdadeiro projeto de Jesus Cristo, que só é possível, quando estamos juntos. Bom lembrar que Jesus é a cabeça é nós os membros. Este é o lugar onde nos encontramos. As experiências dos que vieram antes de nós e que preparam os caminhos que seguimos; porém muitas vezes em nossa pressa do dia-a-dia esquecemos de valorizá-los. Momento que exige a força que vem de uma juventude santa capaz de transformar e reverter valores que foram esquecidos e atropelados pelo tempo. Existe uma grande variedade de eventos realizados por movimentos e pastorais dentro de nossa Igreja. Eventos que devem ser louvores de graça. Fazermos parte de uma fé viva que é capaz de transformar, mas precisamos sair das quatro paredes do templo e ir em busca de todos aqueles que não tem voz e nem vez. Precisamos conhecer e nos envolver com as diversas pastorais que já possuem trabalhos mas falta braços jovens para sustentar o verdadeiro fermento, precisamos fermentar e fazer esta Massa crescer e ser este verdadeiro fermento na massa e não ficarmos como figuras decorativas, mas mentes que pensam e agem em prol de uma sociedade justa .

A força está na juventude.

Vamos aprender a rezar e servir a Deus. Como dizia são João Crisóstomo: “Falo da oração que não é só uma atitude exterior, mas provém do coração e não se limita a ocasiões ou horas determinadas, prolongando-se dia e noite, sem interrupção. Com efeito, não devemos orientar o pensamento para Deus apenas quando nos aplicamos à oração; também no meio das mais variadas tarefas – como o cuidado dos pobres, as obras úteis de misericórdia ou quaisquer outros serviços do próximo – é preciso conservar sempre vivos o desejo e a lembrança de Deus. Assim, todas as nossas obras, temperadas com o sal do amor de Deus, tornar-se-ão um alimento dulcíssimo para o Senhor do universo. Podemos gozar continuamente, em nossa vida, do bem que resulta da oração, se lhe dedicarmos todo o tempo que nos for possível”. (Como o Pai me Amou, Vol I.).

Neste sentido da ação também dizia santo Agostinho: “Qual será tua ocupação? Louvar àquele a quem amas, e conquistar outros para que o amem contigo” ( C.S 72,34). Rezar-orar é sair em ação sendo sementes de AMOR. E, como dizia santa Teresa do Menino Jesus: “Compreendi que só o amor move os membros da Igreja e que, se o amor se extinguisse, os apóstolos deixariam de pregar o Evangelho, os mártires não derramariam seu sangue. Compreendi que o amor contém em si todas as vocações, que o amor é tudo [...]. No excesso de minha alegria delirante, exclamei: ó Jesus, meu amor... Finalmente encontrei minha vocação... Minha vocação é o amor! [...] No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor”. (Como o Pai me Amou, Vol II.).

Jovens venham caminhar conosco orando e trabalhando pelo Reino de Deus, tendo a nossa vocação de amar o próprio Amor e, levar-lo aos outros. Vamos mostrar para a juventude que sim é possível ser jovem e ser Igreja. A vocação maior da juventude é a esperança. É através desta esperança que somos capazes de transformar e, promover, mudanças na valorização humana, na promoção da vida na implantação do Reino de Deus. Formamos um povo amado por Deus.

Hora de acordar! O tempo passa! E aí, qual a sua marca? O que fez? Qual o seu testemunho? Dê a sua contribuição. Comprometa-se. Venha, contamos com você.

Agita Jovem, coloquemos nossas calça jeans e mão na massa.
Frei Didier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário