Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jovem e vocações

            Assistimos no mundo o tormento do desrespeito, da perversão, das misérias da carne... A insatisfação é crescente. A falta de sentido chora nos olhos tristes e sós, marcados pela grande desesperança.
         O jovem está com medo dele mesmo? Se afasta de Deus? No vazio sente necessidade de algo... Deus te chama a uma vocação particular, saia do amargo das frustradas buscas, e olhe para a Esperança verdadeira que quer fazer um milagre em sua vida.  
         Cada um possui um dom e uma vocação específica - vamos encontrá-la? Deus é amor, Cristo e somente Ele é a resposta a sua inquietação... “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo. 7, 37).
         Ao longo da história Deus chamou e continua nos chamando para desempenharmos uma missão específica. A isso vamos nomiar de VOCAÇÃO, o dicionário da Língua Portuguesa ajuda-nos a definir o vocábulo vocação como um talento. Mas para nós cristãos vai além de um simples talento.
         O que se entende por vocação? Chamado por Deus, dom que recebemos de Deus. Devemos buscar sermos homens e mulheres notáveis, ver nossas qualidades e desenvolvê-las. Jovens transformem seus lábios em anunciadores do Evangelho. Dêem testemunho profético das coisas de Deus sem medo. Falar é promover santidade e oração.

         Tipos de vocação:
Vocação ao Amor: chamado de todo ser humano a vivenciar o amor. “Amai-vos como Eu vos amei”.
Vocação Humana: manifestar a imagem e semelhança de Deus e se transformar à imagem de Filho.
Vocação a Castidade: integração corporal e espiritual (celibatários, casados...)
Vocação ao Apostolado: assumir nosso Batismo, anunciar o Evangelho, colocar-se a serviço.  
Vocação ao Matrimônio: íntima comunhão de vida e de amor. Consentimento pessoal e irrevogável.
Vocação Religiosa: identificar-se com Cristo – pela Palavra e graça de Deus – enriquecidos pelo Dom de Deus em diferentes ministérios e carismas.
Vocação Sacerdotal: ser em nome de Cristo pastores da Igreja, identificando-se com Ele. Servir como Jesus nos ensinou.
Vocação de pais: ser em nome de Cristo educador.
Vocação de Professor, Médico... ser em nome de Cristo servidores.
Vocação ...
         Independente da vocação a que somos chamados devemos fazer tudo com amor, ser pessoas eucarísticas: viver uma vida de doação e de existência voltada para Cristo. Identificando-se cada dia mais com Jesus.
         “Não fostes vós que me escolheste... Fui eu que vos escolhi”.
         Nossa missão é evangelizar (Mt. 4, 18-22).
         Ao “vem e segue-me” devemos responder com o “Eis-me aqui Senhor”.

         Um sonho vocacional:
         Abam participou de uma palestra em sua escola sobre o tema vocacional. Chegando em casa pegou sua Bíblia e começou a ler; mas... bzbzbzbzbzbzbz... dormiu!
         Em sonhos ele percorreu uma verdadeira história vocacional e foi aprendendo que a vocação é um chamado para um determinado estado de vida ou função.
         Abam parecia estar escutando. As cenas de vocação constituem, na Bíblia, as páginas mais emocionantes e, em puro sonhos deparou-se com Abraão que lhe conta como foi seu chamado por Deus: “Sai da tua terra, da tua pátria, da tua casa paterna e vai para a região que eu te mostrarei...” (Gen. 12, 1-2; derrepente... foi Moisés quem lhe contou como Deus o chamou: “Vi a aflição de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores. Conheço as suas aflições. E desci para liberta-los das mãos dos egípcios... Agora, pois, vai eu te envio ao faraó; e tirarás do Egito a meu povo, os filhos de Israel” (Ex 3, 7-10); então foi a vez de Samuel... e o Senhor me chamou assim: “Samuel... Samuel... Eis-me aqui” (1 Sam 3, 4-21); logo veio Isaías que disse o que havia ouvido da voz do Senhor: “Quem hei de enviar? Quem irá por nós?... Vai e dize a este povo: Escutai bem, mas sem compreender; olhai, mas sem entender” (Is 6, 8-9).
         Foi assim que Abam passou a entender sobre o chamado vocacional em toda a Bíblia: no sonho passaram também Pedro, Paulo... e, enfim surgiu o grande desafio: “Vem e segue-me”. Por fim uma outra voz abalou o ouvido de Abam, uma voz que parecia vir de um outro mundo.
         Abam... Abam... Abam...
         Sim? Oi? O que? Que foi? Respondeu ele, ainda meio dormindo.
         Dormindo meu filho..., replicou a mãe de Abam.
         Há, mamãe, ... eu estava sonhando sobre o chamado vocacional de alguns personagens bíblicos... Explica-me, mãe, sobre este chamado, sobre a vocação”, pediu o filho.
         A vocação, começou a dizendo a mãe, pode ser um chamado direto de Deus, como pode ser também um chamado indireto como fez com Abraão mediante Moisés, como fez com Saul e Davi por meio de Samuel (cf. 1 Sam 10, 1). E, por isso deve-se ter por parte do chamado uma adesão consciente a seu convite. Uma resposta sincera.
         Abam escutava tudo com muita atenção.
         A Bíblia, continuou a mãe, oferece-nos exemplos dessa adesão consciente e generosa, onde algumas vezes Deus profere o nome daquele a quem chama. Tendo por objetivo uma missão em que cada um deve escutar em seu íntimo.
         Qual será a minha vocação... ponderou Abam.
         Há uma só vocação, a que vem de Cristo. Jesus é quem convida a segui-lo, cada um em sua própria situação (cf. Mc 1, 17; 2, 14). Cada vocação é original e fruto da liberdade pessoal. Se quiser, filho, acabe com o medo e a vergonha e freqüente o grupo vocacional de nossa paróquia para com eles ir amadurecendo sua vocação, seja ela qual for. Lá eles poderão acompanhá-lo, com a ajuda do padre, a ver e entender sua opção fundamental. Este grupo não se reúne apenas para quem vai ser padre ou freira, mas para ajudar aqueles que buscam de coração sua mais íntima vocação.
         Mãe, qual será a minha? Disse Abam, já sonolento novamente. Bzbzbzbzbzbzbzbzbz... padre, consagrado, casado, médico...  Abam, Abam... Eis-me aqui.
                                                      Frei Didier, oar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário