Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.

Jovem simplesmente jovem... Blog do padre frei Didier, oar.
Jovem simplesmente jovem

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jovens Comunicadores

Jovens de todo o Brasil estiveram reunidos em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio, para o 1º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores.
Com o tema "Jovens Católicos: Comunicação que transforma vidas", o evento foi promovido pelas comissões para a Comunicação e para a Juventude, da CNBB.
Na abertura do seminário, o Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, frisou que Deus deu a cada um de nós uma estupenda vocação, ao fazer de todos nós comunicadores de sua mensagem, "nós não comunicamos apenas dados, nós comunicamos vida, aquilo que nós somos, a verdade da nossa vida. E quando assim o é, deixamos que as pessoas participem da nossa vida".
Dom Dimas Lara, presidente da Comissão para a Comunicação, destacou especialmente a mensagem do Papa Bento XVI para este ano, Silêncio e Palavra: caminho de evangelização. "É no silêncio que a criatividade desabrocha".
Um grande colaborador do Seminário foi o padre jesuíta Antônio Spadaro, membro do conselho pontifício para a Comunicação, ele surpreendeu a todos os presentes, convidando-os a mudar a forma como encaram os novos meios de comunicação, como vivenciam e evangelizam na rede. "Gostaria que depois do encontro vocês ficassem mais confusos que antes", disse no início de sua fala.
Segundo padre Spadaro, a internet não pode ser vista apenas como mais um meio de comunicação, seguindo a evolução trazida pela imprensa, rádio e TV. "A internet não é mais um instrumento, mas um ambiente, um espaço de experiência e cada vez mais parte de nossa vida cotidiana, um novo contexto existencial", afirmou o padre.
"A vocação do jovem católico é viver a rede em conexão e comunhão. O risco hoje é de confundir as duas coisas. Para estar em comunhão preciso partilhar algo profundo de mim. Não basta colocar frases do evangelho no facebook, não basta colocar imagens religiosas, mas ser a imagem religiosa, pelas minhas escolhas. A conexão não basta para fazer da rede um lugar de comunhão, mas a rede é um local onde esta comunhão é possível."
TestemunharA comunicação do jovem cristão não pode e não deve ser separada de sua vida, de acordo com Spadaro. "As mídias digitais buscam testemunhas. Comunicar significa testemunhar. O anúncio do Evangelho que não passa pela autenticidade da vida seria algo incompreensivo. Somente se encarnado, o Evangelho pode ser transmitido", revelou o jesuíta.
Lembrando a mensagem do papa Bento XVI do Dia Mundial das Comunicações de 2011, sobre a autenticidade do cristão no mundo virtual, padre Spadaro lembrou que o jovem precisa testemunhar com coerência no próprio perfil digital escolhas, preferências, juízos.
Neste evento, a Comissão para a Juventude apresentou também as suas diversas atividades, como o projeto Jovens Conectados e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2013. Dom Eduardo enfatizou que tais iniciativas são exemplo da opção afetiva e efetiva da Igreja pelos jovens:
 "A Jornada não pode ser um evento de uma semana. Mas a movimentação pré e pós Jornada são muito importantes na formação de jovens apaixonados, verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário